Os arquitetos russos Sergei Tchoban (SPEECH architectural office), Sergey Kuznetsov e Agniya Sterligova estão expondo sua escultura "Living Line" na Semana de Design de Milão deste ano. Concebida para o pátio principal da Universidade de Milão, que ocupa um complexo de edifícios Renascentistas do século XV chamado Ca 'Granda, a "fita de Möbius" espelhada busca refletir o tema da exposição: "Energy for Life".
"Devido à diferença de ângulos de rotação desses elementos em relação às fachadas do pátio e à sua constante mudança de altura (de 3,5 a 6 metros), Living Line é percebida como uma miragem, uma ilusão de ótica. Parece que sua superfície e contorno estão constantemente se movendo e criando novos reflexos das famosas fachadas renascentistas da Universidade", comentaram os arquitetos.
"A efemeridade cambiante da instalação contrasta com as fachadas simétricas do pátio que a circundam por todos os lados; e à noite, no ponto mais alto de cada uma das colunas espelhadas, brilha uma luz que conforma uma linha cintilante suspensa no ar. Quase que completamente dissolvida em seu contexto, a instalação Living Line oferece aos visitantes um amplo espaço para reflexão e contemplação."
O projeto Living Line foi executado pela companhia VELKO.